Significado do Emblema de Rotary
A roda dentada do Rotary é o elemento gráfico que serve para identificar os Rotary Clubs e seus associados nos quatro cantos do mundo. Ela representa uma história de orgulho e tradição que teve seu começo em 1923.
A primeira representação gráfica desse símbolo era uma simples roda de carroça, com alguns traços para indicar movimento e poeira. Em meados de 1921, já havia por volta de 1.000 Rotary Clubs em cerca de 20 países, com muitos deles utilizando estilos variados da roda em suas publicações e material timbrado.
Foi então que o conselho diretor do RI foi autorizado a “criar, adotar e preservar um emblema” para a associação. O resultado, em 1923, foi a adoção da roda de engrenagem que conhecemos hoje, com seus 24 dentes e seis raios — além de um rasgo de chaveta adicionado sob insistência dos engenheiros para maior confiabilidade do ponto de vista mecânico.
a) - A Roda Rotária:
A Roda Rotária simboliza a universalidade do ROTARY, circunda o planeta terra que aparece no seu âmago, numa demonstração internacionalidade e alcance mundial.
b) - Os Vinte e Quatro Dentes
Representam as 24 horas diárias, que cada Rotariano(a) tem para desfrutar, viver e compartilhar com amizade e companheirismo o Ideal de Servir.
c) - Os Seis Raios: - Representam:
1) - Família - ser bom e exemplar chefe de família.
2) - Ação - cumprir com galhardia os deveres sagrados de bom e exemplar cidadão.
3) - Amizade - cultivar com carinho e competência a capacidade de fazer amigos, mantê-los, conservando-se perenemente.
4) - Profissão - seguir fielmente e Ética Profissional, agindo sempre de acordo com as normas.
5) - Religião - respeitar com dignidade, nomes e princípios religiosos.
6) - Instituição – ter empenho e capacidade de manter a integração nos movimentos rotários, cooperando e colaborando sempre.
d) - As Cores – “Ouro e Azul”
A cor OURO evoca a nobreza e legitimidade dos propósitos que animam o ROTARY, e a cor AZUL lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos propósitos rotários.
O uso apropriado do emblema irá ajudar a definir e fortalecer a identidade visual que o Rotary International procura estabelecer em todo o mundo. O uso inadequado do mesmo, é um impedimento a esse objetivo e uma desonra ao emblema do qual tanto nos orgulhamos.
Quanto aos lemas presidenciais, eles têm uma história menos precisa. Se eles foram aparecendo ainda nos anos 1930 (como mostra a tabela que trazemos), alguns textos rotários, no entanto, consideram que o primeiro lema presidencial nasceu no período 1954-55, na administração de Herbert Taylor. Isso porque naquele momento a organização passou a adotar o procedimento que se mantém até hoje: a criação do lema presidencial aliado a um trabalho gráfico e de divulgação.
Lema 1964-65 - Vivam Rotary!
Mesmo sem um ano preciso de surgimento, o fato é que o Rotary vem seguindo à risca a definição de lema: “Norma ou sentença, geralmente curta, que resume um ideal, objetivo”. Assim, quando voltamos no tempo para descobrir o lema de um determinado presidente do Rotary, conseguimos, quase sempre, captar a linha de ação daquele líder, e descobrimos uma contribuição pessoal para as grandes preocupações da humanidade e do Rotary.